terça-feira, 27 de abril de 2010

TESSITURA VOCAL importa ou não?



Bem eu estou escrevendo sobre isso por que vejo muitas e intermináveis discussões na net falando sobre o assunto.
O que vou escrever é a minha opinião.
Eu vejo a tessitura como um recurso para começar a trabalhar uma voz e também ver aonde vai o limite do estudante.
Se a pessoa já possui uma afinação correta,vou saber o limite do grave.
Se é uma voz que ainda não está trabalhada,não tem passágio,definição nenhuma,enfim é uma voz a ser lapidada.
É um parâmetro só pra situar a região a começar o trabalho vocal.Quando a pessoa não consegue ouvir a frequência correta da voz,leia-se desafinação,escolho uma nota confortável e trabalho meus exercícios pessoais para primeiro ajudar a pessoa a cantar afinado.
Bem essa é a minha visão.
Vejo discussões tão inúteis tipo,fulano é baritono não sei o que,siclano é tenor não sei das quantas...
Outra coisa na tessitura é a seguinte,como um dia faz sol o outro chove,dormimos bem num dia mau no outro,falando como os orientais,Yn e Yang,a tessitura é variável.
Tem dia que chego num dó e ré de peito lá em cima,tem dia que no lá já começo a realizar o passágio,então não me apego nesses detalhes,sou isso ou aquilo.
As tessituras padrão:

mulheres:contralto
mezzo soprano
soprano

homens:baixo
barítono
tenor

Há algumas variantes,como em mulheres soprano coloratura,homens contratenor e por ai vai.


Abraços e valeuu galera.

4 comentários:

  1. kd o post? só ta o tema... é debate?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Awe !!!
    finalmente um blob serio e e otimo por sinal é claro que sera meu blog diario =)

    po esse assunto ja me rendeu muitas horas em...

    acho que eu me encontro no grupo de pessoas que não consegue ouvir a frequência correta da voz... xD hehehe

    ResponderExcluir
  3. Uhummm, concordo que é variável, desde que comecei a me interessar por canto, somente três pessoas me classificaram como tenor, uma amiga, uma ex-professora e minha regente no meu coral atual, outros como barítono ou baixo mesmo, depois um amigo que me classificava como baritono elevado veio me dizer que sou baritono baixo, antes quando só me classificavam como baritono, sempre quis ser tenor, o fato que estou cantando tenor no coral e estou me sentindo melhor do que nunca, apesar de nao saber esses lances de sub-classificações etc, quando canto aquecido e usando apoio correto, ela sai como Tenor, quando nao aqueço etc ela sai super mau além de mais grave, eu apenas não sabia usar minha voz corretamente por isso parecia mais grave, assim como falada é grave, mas uma coisa é falada outra é Cantada.

    ResponderExcluir